Responsabilidade socioambiental

A Vila Butantan é um empreendimento arquitetônico e comercial inovador, instalado no bairro do Butantã, zona oeste da capital paulista, inaugurado em janeiro de 2016. O projeto embarca na tendência mundial da utilização de contêiner na construção, devido, principalmente, ao fato dessa enorme caixa colaborar com um conceito imprescindível da sociedade atual: Sustentabilidade.

captura-de-tela-2016-10-09-as-19-45-44

A sociedade de consumo deixava uma pegada pesada no planeta, ao provocar a escassez dos recursos naturais e, assim, prejudicar a sobrevivência das gerações futuras. Em alguns anos, nasce a idéia da responsabilidade com a ecologia, e – conseqüentemente, com o bem estar social. Sustentabilidade é o conceito forjado para definir essas novas práticas de consumo e um novo rumo do relacionamento do Homem com o Meio Ambiente. As empresas também desenvolveram ações de preservação ambiental, e se transformaram em negócios sustentáveis. Ou seja, o lucro é baseado em ganhos para todos. A partir desta perspectiva, a Vila Butantan foi arquitetada.

Nossos containers navais já viajaram o mundo todo e hoje em dia são restaurantes e lojas. Nossos telhados são verdes para amenizar a troca de calor e aumentar a área verde  urbana com biodiversidade. Nossa arborização é feita com remanescentes originais da mata atlântica.

Todo o óleo utilizado em nossos restaurantes e food trucks é transformado em sabão pela empresa que o coleta.

Tambores usados ganham ressignificação como floreiras em nossa decoração. E a decoração de nossas lojas acompanham esta mesma tendência contemporânea.

captura-de-tela-2016-10-09-as-17-31-45

Toda esta atmosfera coopera com outros conceitos que o empreendimento contempla: direcionar a convivência social a novas experiências ao ar livre e assim revitalizar o espaço urbano e ressignificar a metrópole.

Para dar continuidade a essa concepção de responsabilidade social e ambiental nas suas práticas do dia a dia, a Vila instituiu o projeto Recicla Vila Butantan a partir de agosto de 2016, visando dar especial atenção à gestão dos resíduos produzidos em seu interior.

Hoje, um pouco mais de um ano depois de sua implantação, já evoluímos bastante. Enviamos para cooperativas mais de um quarto dos resíduos sólidos gerados na Vila e coletamos e enviamos para a reciclagem mais de 5.000 bitucas de cigarro por mês, em uma parceria com a Poiato Recicla. Já contamos com o engajamento de lojistas e food-truckers e cada vez mais, nossos frequentadores entendem que na Vila, lixo é assunto sério e que a responsabilidade pelos resíduos gerados tem que ser repartida por todos.